sábado, 23 de agosto de 2014

8) A praça de encontros



Mais uma vez lá estavam todos os meus amigos, reunidos na Onze de Agosto, comemorando com Tatuí seus 188 anos de vida. Na hora em que cheguei, nem acreditei que estava calor, pois para o dia 11 de agosto sempre é previsto o frio. Os meus amigos eu já imaginava encontrar, pois a praça da Matriz é o ponto de encontro em sábados, feriados e em tardes de tédio.

Cada detalhe daquela praça é notado. Pessoas por todos os lados, comprando, conversando, vendendo, namorando e também se encontrando pela primeira vez. A praça da Matriz é localizada como o coração da cidade, ponto turístico que todos conhecem e que, pelo menos uma vez por semana, são obrigados a passar por lá.

Em dias de feriado, como o carnaval e o esperado 11 de agosto, as pessoas são acostumadas a se reunir para assistir ao desfile das escolas, prestigiando a nossa cidade. Ao terminar o desfile, alguns vão embora, porém, a maioria dos adolescentes fica na praça, alguns sentados na sorveteria, outros no coreto, uns nos bancos e outros em lanchonetes, só observando o movimento e cada mero detalhe de cada ser que se encontra naquela praça... pessoas comentando sobre o desfile e fotografando o momento com os amigos.

O pior de tudo é ter que ir embora sem comer a pipoca doce com leite condensado, do pipoqueiro que sempre fica ao lado da Sorveteria Palácio. Toda vez que eu vou à praça, em compro... o mais legal é que ele sempre capricha no leite condensado.

Conforme o tempo vai passando, as pessoas vão embora e a praça vai ficando cada vez mais vazia. Logo minha mãe liga, dizendo que eu tenho que ir embora. Com dor no coração, por deixar os amigos, mas vou. Manda quem pode e obedece quem tem juízo, né?

Juliana Galvão Machado Oliveira (9C)
Profª Cristiane Villanueva



Nenhum comentário:

Postar um comentário